Página Inicial » Cidade do Evento

Cidade do Evento

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística mesclam a cultura do seu povo: a garra do seu trabalho desenvolveu a industria e ao mesmo tempo a preservação da cultura de sua origem criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho.

Situada no alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul.

Bento destaca-se pela elevada pontuação em índices como IDH, que leva em consideração itens como longevidade, educação, saúde e renda. Em 2003, a cidade teve a primeira posição do Rio Grande do Sul no Índice de Desenvolvimento Humano -IDH e 6ª colocação do Brasil (Fonte: Organização das Nações Unidas - ONU).

Bento Gonçalves localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre, a uma altitude de 618m do nível do mar.

A população de Bento Gonçalves é de 108.490 habitantes (IBGE - 2011).

A àrea territorial da cidade tem a extensão de 382,5 Km². A cidade possui um relevo bastante acidentado, caracterizado por escarpas e vales e uma rica rede hidrográfica, sendo cortada por vários arroios. O principal rio é o Rio das Antas.

O clima da cidade é o subtropical de altitude, sendo os meses mais frios junho e julho, com temperaturas médias mínimas de 8ºC e médias máximas de 17ºC. Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperaturas médias mínimas de 17ºC e médias máximas de 26ºC.

Fonte: www.bentogoncalves.rs.gov.br