Página Inicial » Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Serão aceitos resumos simples ou expandidos, que poderão ser apresentados em forma de pôster ou oral. No ato de inscrição, o autor deverá optar, ou não, pela apresentação oral. Apenas alguns trabalhos serão selecionados para a apresentação oral, conforme critérios da comissão científica.

Todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, incluindo os que também serão apresentados na forma oral.

Todos os trabalhos selecionados serão publicados no Jornal Brasileiro de Ciência nimal (Qualis B 5), em edição suplementar on-line, de acordo as normas abaixo.

As inscrições de trabalho serão executadas no endereço: www.cbcav2014.com.br

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS PARA O CONGRESSO

1. Serão aceitos trabalhos experimentais, estudos retrospectivos de casos ou relatos de casos clínicos-cirúrgicos (apenas relatos inéditos ou de importante contribuição), cuja relevância do assunto e qualidade do manuscrito deverão ser julgadas e aprovadas pela comissão científica, composta pelo número mínimo de dois avaliadores.

2. Os assuntos deverão ser pertinentes aos temas relacionados ao eventos ou afins.

3. Os autores poderão submeter os trabalhos sob as formas de resumo simples, em uma página, OU resumo expandido, em três paginas. A escolha quanto a natureza do resumo será de responsabilidade dos autores.

4. Só serão aceitos trabalhos cujo autor responsável pela apresentação esteja inscrito no evento.

5. Cada inscrito pode submeter até dois trabalhos.

6. O texto deve ser redigido em português, em editor de texto Word for Windows, versão 6.0 ou superior, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço 1,5, sendo o tamanho de folha A4 com margens de 1,5 cm. A seguinte sequência deve ser obedecida:

a. Título em português,
b. Título em inglês,
c. Nomes dos Autores, normatizados cientificamente (SILVA, J.C.), indicando sua instituição ou estabelecimento de origem, logo abaixo dos nomes por meio de números sobrescritos, bem como endereço e e-mail para contato do autor principal.
d. O nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado, sendo que o mesmo deverá estar inscrito no evento antes do envio do trabalho.
e. O resumo simples não possuirá subdivisão em itens. Contudo, o texto deverá conter: introdução, objetivo (s), metodologia, principais resultados e conclusão(ões). Não serão acrescentadas referências bibliográficas no resumo simples.
f. Para o resumo expandido, o trabalho será subdividido em: introdução, objetivo(s), metodologia, resultados, discussão, conclusão(ões) e referências bibliográficas.
g. Palavras-chave e key words deverão constar no final do resumo em número mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco).

7. Normas para formatação de referências bibliográficas

  • Nas referências bibliográficas devem constar todos (e somente) os trabalhos citados no texto, listados por ordem de aparecimento no texto.
  • Quando as publicações tiverem até três autores, todos os nomes precisam ser relacionados. Acima deste número, coloca-se apenas o primeiro seguido da expressão et al.
  • A formatação deve ser seguida conforme os exemplos que se seguem:

Periódico científico

  • No caso de publicações periódicos científicos, deve-se indicar: os nome dos autores; o ano de publicação; o título completo do trabalho; o nome da publicação por extenso, sem abreviações; o volume; a primeira e a última páginas.

Até três autores

  • Kopp R, Dembinski R, Kuhlen R (2006). Role of extracorporeal lung assist in the treatment of acute respiratory failure. Minerva Anestesiologica, 72: 587-595.

Acima de três autores

  • Liebold A. et al. (2002). Pumpless extracorporeal lung assist using an arterio-venous shunt: applications and limitations. Minerva Anestesiologica, 68: 387-391.

Periódico eletrônico científico

  • Os periódicos eletrônicos científicos devem ser referenciados citando-se os autores; o ano da publicação; o título do artigo; o volume; o endereço eletrônico; o doi, se houver, e a data de acesso.
  • Balasubramanian SK et al. (2007). Factors influencing the outcome of paediatric cardiac surgical patients during extracorporeal circulatory support. Journal of Cardiothoracic Surgery, 2. Disponível em: www.cardiothoracicsurgery.org/content/2/1/4. Acesso em: 14 fevereiro 2008.

Apresentação em evento

  • Para trabalhos apresentados em eventos citar: os autores; o ano; o título; o nome do evento; a publicação; o volume e as páginas referentes.
  • Tognoli GK et al. (2007). Autotransfusão sanguínea na colheita de medula óssea em cães. In: Simpósio Multidisciplinar sobre Células-Tronco, São Paulo. Anais..., 2: 31-32.

Livro

  • Ao inserir referências de livros deve-se colocar o nome dos autores; o ano de publicação; o título da publicação; a cidade da editora; a editora; o volume, se houver; o número da edição, se não for a primeira, e o número total de páginas.
  • Fossum WT et al. (2002). Cirurgia de Pequenos Animais. São Paulo: Ed. Roca Ltda., 1335 p.

Capítulo de livro

  • Já para os capítulos de livros, deve-se colocar o nome dos autores do capítulo; o título do capítulo; os autores do livro; o ano de publicação; o título do livro; o volume, se houver; o número da edição, se não for a primeira; a cidade da editora; a editora e o número total de páginas.
  • Day TK, Bateman S. Síndrome choque. In: DiBartola SP (2007). Anormalidades de fluidos, eletrólitos e equilíbrio ácido-básico na clínica de pequenos animais. 3. ed. São Paulo: Ed. Roca Ltda., 523-546.

Teses (mestrado ou doutorado)

  • As teses, de mestrado ou de doutorado, devem ser referenciadas com o nome do autor; o ano; o título, não se esquecendo de especificar se é de mestrado ou de doutorado; o curso e a instituição de origem; a cidade e o número de páginas.
  • Froes TR (2004). Utilização da Ultrassonografia em Cães com Suspeita de Neoplasias do Sistema Digestório (Fígado, Intestino e Pâncreas). Tese de Doutorado. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 155p.

Data limite para o envio dos trabalhos: 15 de julho de 2014.

  • A comissão científica deverá julgar o mérito dos trabalhos, com base nos pareceres dos consultores e os autores receberão a comunicação, sobre o aceite ou recusa.
  • Comissão de ética: todos os trabalhos experimentais envolvendo a utilização de animais devem ter a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Instituição de origem. Favor inserir o nº do protocolo de aprovação no final do resumo. Não serão julgados os trabalhos que não obedecerem esta norma.

Avaliações

  • A divulgação dos resultados possivelmente será posterior ao dia 04/09/2014.