10º Congresso Brasileiro de Ensino e 3º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE DOIS METODOS ALTERNATIVOS PARA A PRATICA DE SUTURAS, EM SUBSTITUIÇAO AO USO DE ANIMAIS

Resumo para avaliação

A utilização de animais como método de ensino para práticas cirúrgicas é um constante alvo de polêmicas, levantadas por defensores de animais, o que têm levado a restrições totais ou parciais ao referido uso. Diante desses fatores, a busca por alternativas como a utilização de modelos artificiais durante as práticas de técnicas cirúrgicas, têm aumentado. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar dois modelos alternativos para prática de suturas. A pesquisa foi direcionada aos alunos que já haviam cursado a disciplina de técnica cirúrgica veterinária do curso de Medicina Veterinária da UFRR, disponibilizando lhes dois modelos sintéticos para o teste (modelo de tecido e de silicone). A avaliação foi realizada por meio de questionário on-line. Trinta discentes participaram do teste. Os métodos avaliados nesta pesquisa obtiveram excelente grau de aceitação pelos discentes. O modelo de silicone (M2), apresentou maior similaridade com o tecido vivo no quesito de textura e presença de camadas, diferenciando-se do modelo de tecido (M1) que possui uma textura mais rígida. O M2 obteve maior limitação quando comparado ao M1 em relação a possibilidade de executar algumas suturas, como por exemplo, suturas eversoras e inversoras. Os dois modelos apresentaram alta possibilidade de reutilização e portabilidade, consequentemente aumentando seu tempo de uso. Baseado nos resultados obtidos conclui-se que os modelos alternativos para a prática de suturas da presente pesquisa apresentaram aceitação satisfatória, contribuindo diretamente para o aprendizado do aluno, obtendo maiores níveis de segurança e destreza durante a técnica realizada

Palavras-chave

Educação médica. Animal. Modelo sintético. Habilidades cirúrgicas.

Área

Cirurgia Geral

Instituições

Universidade Federal de Roraima - UFRR - Roraima - Brasil

Autores

Weslanne Helen Diniz Menezes, Débora Lira Sousa, Érika Fernanda Villamayor Garcia