10º Congresso Brasileiro de Ensino e 3º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

DELIMITAÇAO DA MARGEM TUMORAL NO CANCER DE MAMA UTILIZANDO IMAGEM DE VIDEOTERMOMETRIA E SUA RELAÇAO COM A ATIVIDADE DA BOMBA DE PROTONS.

Resumo para avaliação

Foram utilizadas 20 cadelas com tumores mamários oriundas da rotina do Hospital Veterinário, estes pacientes foram submetidos a cirurgia de mastectomia total unilateral associada ao exame de vídeo termometria em tempo-real, sem contato. Como critério de inclusão, as cadelas estavam em fase reprodutiva, sem restrição de peso ou idade, com uma ou mais massas evidentes de adenomas, carcinomas ou suas variáveis mistas, apresentando ou não metástases. Foi possível identificar texturas, possibilitando diferenciar tumores sólidos e amorfos. A imagem vídeo termométrica pôde demarcar com segurança tanto a área comprometida como a área livre de atividade tumoral, delimitando algo que não enxergamos. A marcação das margens comprometidas por vídeo termometria, em tempo-real, foi significativa em todas as análises, podendo, no futuro, substituir a cirurgia micrográfica, já que não é feita por amostragem. A evidência das intensidades metabólicas, impressão térmica e padrão de similaridade, demonstram um comportamento metabólico, que torna este trabalho significativo para uso no planejamento pré-operatório do câncer da mama.

Palavras-chave

termometria; neoplasmas; mastectomia.

Área

Novas Terapias

Instituições

UENF - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PAULA GEBE ABREU CABRAL, BRUNA MARTINS, SAVIO B SOUZA, TAINARA M BEZERRA, RAFAEL MENASSA, RAUL FERRAZ ARRUDA, JESSICA V GOMES, RENATO M SILVA, GUSTAVO BRAGA, THAIS SANTOS, JUSSARA P SCHEFFER, FERNANDA ANTUNES, ARNOLDO R FAÇANHA, ANDRE L A OLIVEIRA, I MOREIRA