XIV Congresso de Cirurgia Veterinária e IV Congresso Internacional do CBCV

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA ACUPUNTURA NOS PARAMETROS HEMATOLOGICOS, BIOMARCADORES MUSCULARES, FIBRINOGENIO E LACTATO PLASMATICO EM TOUROS DE RODEIO.

Resumo para avaliação

A crescente popularização dos rodeios induziu uma demanda com relação ao bem-estar dos touros e sua inclusão como animais atletas. Vários métodos são empregados para melhora da performance física e da recuperação pós-exercício, seja de atletas humanos ou animais, sendo a acupuntura uma das práticas estabelecidas e consagradas na rotina desses atletas devido à sua ação anti-inflamatória e moduladora da inflamação. Visto que estudos relacionados com o uso da medicina integrativa na melhora da performance física ou recuperação pós-exercício em touros de rodeio estão ausentes na literatura, objetivou-se avaliar o efeito da acupuntura em touros de rodeio por meio do hemograma; biomarcadores musculares, fibrinogênio e lactato plasmático.A hipótese foi que a acupuntura possa induzir efeitos benéficos nos parâmetros a serem avaliados nesses animais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da FMVZ – UNESP (Botucatu) (Protocolo nº. 0083/2021). Foram inclusos no estudo 30 touros hígidos adultos, mestiços, e alocados aleatoriamente em dois grupos de 15 animais, de acordo com o uso (GA) ou não da acupuntura (GC) antes da realização do salto. Após o salto, foram realizadas as mensurações das variáveis nos seguintes momentos: 30 minutos antes do salto (M30min), 10 minutos (M10min), 12 horas (M12h), 24 horas (M24h), 48 horas (M48h) e 72 horas após o salto (M72h). Os touros do grupo GC apresentaram variações significativas dos valores da hemoglobina ao longo dos momentos, similar com os touros do grupo GA em relação aos valores dos eosinófilos. Os valores dos leucócitos reduziram entre os momentos M10min e M72h nos touros não submetidos à acupuntura. Em ambos os grupos foi identificado um aumento significativo dos valores do CK entre M30min e M12h e M24h, e uma diminuição em M72h, sendo que os touros do grupo GA apresentaram valores menores em relação ao grupo GC. Os touros do grupo GC apresentaram superiores de lactato plasmático em M10min, M12h e M72h. A acupuntura evitou variações dos valores da hemoglobina e leucócitos, promoveu aumento dos eosinófilos, e induziu níveis menores de CK e lactato plasmático após o salto.

Palavras-chave

bovino, creatina quinase, exercício, fisioterapia, hemograma, medicina chinesa.

Área

Novas Terapias

Instituições

Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

Vitor Bruno Bianconi Rosa, Ivan Felismino Charas Santos, Emília de Paiva Porto, Thais Helena Constantino Patelli, Bruno Fornitano Cholfe, Breno Fernando Martins Almeida, Dietrich Pizzigatti, Letícia Gondim Souto, Regina Kiomi Takahira, Mauricia Elaine Pereira Souza, Adison Rodrigues Graciliano, Sarha Jane Evangelista Moura, Kézia Coelho Maciel