Dados do Trabalho
Título
MODELO DE TREINAMENTO PARA O PROCEDIMENTO CIRURGICO DE ENTEROTOMIA E ENTERECTOMIA (MATECEE)
Resumo para avaliação
Durante a formação médica veterinária a utilização de cadáveres e peças anatômicas é comum em práticas de diversas disciplinas (FILHO, 2015), assim como materiais sintéticos, porém apresentando alto custo (TUDURY et al., 2009; TEFERA, 2011). Devido a pandemia do COVID-19 houve a necessidade de adaptação nas ferramentas de ensino. Os vídeos tutoriais ganharam espaço em aulas remotas (SCHIMIGUEL et al., 2020), assim como outros métodos alternativos, pois possuem capacidade de reduzir ou eliminar a utilização de cadáveres (BUYUKMIHCI, 2016) auxiliando no entendimento da técnica, aumentando destreza e proporcionando maior confiança (LANGEBAEKE et al., 2012). O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar a aplicação de um modelo sintético de treinamento para técnicas de enterotomia e enterectomia (MATeCEE), durante aulas de técnica cirúrgica para discentes de graduação em medicina veterinária através do ensino remoto (n=24). Esse modelo foi elaborado utilizando os seguintes materiais: 1 tira de elástico (25x9cm), 1 saco plástico convencional transparente e fio barbante (45cm). As alças intestinais foram simuladas pelo elástico moldado em forma de tubo; o mesentério mimetizado pelo saco plástico e a sua vascularização por pedaços do barbante. Foi produzido um vídeo tutorial para ensinar a confecção do modelo e demonstrar as técnicas de enterotomia e enterectomia, utilizando uma câmera de celular com resolução FullHd e edição pelo software Filmora®. A qualidade do vídeo, capacidade de confecção do MATeCEE e execução das técnicas utilizando esse modelo foram avaliadas através de dois questionários respondidos pelos participantes, sendo atribuído valores em relação à satisfação da realização das etapas [Péssimo (1), Ruim (2), Regular (3), Bom (4) e Ótimo (5)]. Em relação à confecção do modelo e a qualidade do vídeo, obteve-se um valor médio de 4,13±0,78, indicando uma avaliação predominante entre bom e ótimo. Referente a segunda parte que corresponde ao uso do MATeCEE para o treinamento das técnicas, foi percebida a satisfação dos participantes que também consideraram como bom e ótimo em sua maioria (4,39±0,57), afirmando que se sentiriam confiantes à realização de um procedimento cirúrgico real. O tempo de confecção foi de 33,75±18,55 minutos, sendo descritas como limitações: a montagem do mesentério associado à vascularização, encontrar um elástico específico e a manipulação dos instrumentais cirúrgicos, enfatizando a importância do auxiliar em um procedimento cirúrgico. Este estudo preliminar sugere que o MATeCEE possui uma boa aceitação dos discentes, é de fácil confecção e permite o treinamento das manobras cirúrgicas durante procedimentos de enterotomia e enterectomia.
Palavras-chave
treinamento em cirurgia, modelo sintético, ressecção e anastomose, cirurgia intestinal.
Área
Abdomen
Instituições
Universidade Federal em Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
Maria Helena Souza Aguiar, Cristiano Ricardo Leite, Julia Machado Souza, Kathleen Reus Firmino, Stephanie Alves Freitas, Rogerio Luizari Guedes