XIV Congresso de Cirurgia Veterinária e IV Congresso Internacional do CBCV

Dados do Trabalho


Título

VIDEOS PROFISSIONAIS NO ENSINO DE CIRURGIA VETERINARIA

Resumo para avaliação

O formato de aprendizado por meio do uso de vídeos tem evoluído muito, principalmente, pelo maior acesso a ferramentas de produção como as câmeras profissionais e o próprio celular que incorpora características técnicas que tornam a captação de áudio e vídeo com qualidade considerada profissional. Os assuntos médicos técnicos são facilitados com o uso de vídeos didáticos resultando na melhora do desempenho dos alunos em contextos teóricos e práticos. O objetivo do presente trabalho é identificar se existe benefício no uso de vídeos com produção profissional no ensino de clínica cirúrgica I do curso da Universidade Federal de Pelotas. Os materiais foram produzidos por alunos de um projeto de ensino em Clínica Cirúrgica com o uso de câmera profissional, iluminação, microfones, tripé, roteiro e edição de vídeo. Além disso, a execução das técnicas e procedimentos feitos em modelos sintéticos foram realizados pela monitora da disciplina e tiveram supervisão, para controle de qualidade, dos professores antes de serem transmitidos aos alunos. O conteúdo foi disponibilizado no Youtube com acesso restrito e foi sugerido para estudo aos estudantes juntamente com outros tipos de vídeos. No final do semestre, foi solicitado que 52 alunos respondessem um questionário com perguntas objetivas acerca do material apresentado. Como resultado, a resposta das duas primeiras perguntas que questionavam a respeito do acesso ao material e sobre a contribuição ou não para o aprendizado foram respondidas positivamente. A última pergunta foi para entender o quanto o uso dos vídeos foi importante para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. As respostas avaliaram de 0 a 10, sendo 0 (não alterou a aprendizagem) e 10 (crucial para a aprendizagem). Como resultado, 55,8% votaram 10, 11,5% 9, 13,5% 8, 11,5% 7, 1,9% 6, 5,8% 5. A possibilidade de os vídeos poderem ser revistos a qualquer momento permite o melhor entendimento de procedimentos. Isto, aliado a execução prática posterior, facilita o ensino da cirurgia. Esses dados vão ao encontro do que é citado por outros autores nas áreas de medicina e enfermagem em relação a qualidade de ensino proporcionada por estas mídias. Conclui-se que o uso dos vídeos profissionais como ferramenta de ensino são benéficos no ensino da cirurgia.

Palavras-chave

mídia, veterinária, ensino, aprendizado

Área

Videocirurgia

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Ruan Jordan Castelli Paim, Laís Formiga Silva, Laura Aparecida Martins De Moraes, Josaine Cristina Da Silva Rappeti, Fabrício de Vargas Arigony Braga