Dados do Trabalho
Título
CISTOSTOMIA DEVIDO RUPTURA TRAUMATICA DE URETRA PROSTATICA EM CAO: RELATO DE CASO
Resumo para avaliação
Lesões do trato urinário inferior podem ser secundárias à trauma fechado, penetrante ou iatrogênico. A cistostomia consiste na criação de uma abertura na bexiga, geralmente temporária, com auxílio de tubo, para promover desvio urinário contínuo enquanto a uretra se restabelece. Objetiva-se descrever caso de ruptura traumática de uretra prostática de cão, sem raça definida, macho, de, aproximadamente, 2 anos, que foi resgatado após atropelamento automobilístico com fratura cominutiva de pelve.
Após estabilização através do ABCD do trauma, foi submetido a uretrografia retrógrada devido hematúria intensa, identificando-se ruptura uretral. Paciente foi então submetido a laparotomia exploratória de emergência. Durante o procedimento, encontrado sangramento oriundo do interior da próstata, com presença de ruptura de uretra prostática. Realizado prostatectomia total, seguido de tentativa de anastomose uretral, entretanto, devido gravidade da laceração, fragilidade do tecido e grande possibilidade de estenose no pós-operatório, optou-se pela realização de cistostomia permanente, com manutenção adequada do fluxo de urina. Pouco mais de uma semana após, quando estável suficiente, foi submetido à osteossíntese de pelve. Recebendo os cuidados adequados com o estoma, limpeza e proteção da pele contra assaduras, paciente apresenta sobrevida de quase um ano.
Palavras-chave
prostatectomia, trauma, uretrotomia
Área
Abdomen
Instituições
PET CARE BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Santa Catarina - Brasil
Autores
LARISSA GOMES SILVA, NATASHA FREZZA OLIVEIRA, ANELISE LIMA KIRIENKO, JESSICA J GRADIZ, ÉRICA SANTANA, MAURICIO T IOZZI, VIVIANE A F CÔRTES, LUCAS A CÔRTES