11º Congresso Brasileiro de Ensino e 4º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

SIMULADOR DE ORQUIECTOMIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE TÉCNICA CIRÚRGICA

Resumo para avaliação

A formação do cirurgião veterinário é fundamentada nos conceitos teóricos e práticos da técnica operatória. A disciplina de técnica cirúrgica visa o aprendizado de fundamentos comuns a todas as cirurgias, transmitindo conceitos sobre técnicas de assepsia e antissepsia, paramentação, reconhecimento dos materiais e instrumentais cirúrgicos, habilidades de hemostasia, diérese e síntese de tecidos. Dessa forma, os alunos desenvolvem conceitos teóricos e habilidades psicomotoras e manuais que permitem a execução de técnicas cirúrgicas básicas em animais. O objetivo desde estudo foi apresentar aos alunos um simulador de fácil preparação e baixo custo para treinamento da técnica de orquiectomia canina, assim como a distribuição de um questionário para avaliar a aceitação dos mesmos frente ao método proposto. Foram desenvolvidos 15 simuladores para orquiectomia canina, que consistem em uma placa plástica, no qual são acoplados dois balões em forma de canudo contendo um “pompom” em sua extremidade simulando os testículos, que são então acomodados em uma bolsa de tecido simulando a bolsa escrotal. O balão simulando o testículo é coberto com ¼ de uma touca cirúrgica, que passa por um anel e é fixada fora da “bolsa escrotal”, o que permite ao aluno treinar o rompimento do ligamento da cauda do epidídimo. A placa plástica é coberta por outro pedaço de tecido “Neoprene”, simulando a pele, unidas por dois clips, na parte inferir da placa. Após a realização da prática simulando a orquiectomia, os alunos foram convidados a preencher um formulário “google forms” disponibilizado através de um código QR. Os resultados demonstraram que houve uma excelente aceitação do método de ensino empregado e grande interesse durante a simulação do procedimento. Os demais comentários foram coletados para melhorar a compreensão de como a abordagem beneficiou o aprendizado e assim melhorar o sistema de entrega.

Palavras-chave

ensino, modelo alternativo, orquiectomia

Área

Cirurgia

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Alois Foltran Müller, Julia Belotto Guaraná, Samara Oliveira Pieritz, Julia Merilis Silva, Pedro Hass Megale, André Nito Assada, Pedro Gustavo Macedo Rihs, Silvio Henrique Freitas