11º Congresso Brasileiro de Ensino e 4º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE PLACA ORTOGONAL EM FRATURA DO TERÇO DISTAL TIBIAL EM FELINO – REALTO DE CASO

Resumo para avaliação

Fraturas em ossos longos são comumente diagnosticadas em pets, sendo causadas por diversos tipos, tais como acidentes automobilísticos, quedas, atropelamento e projéteis balísticos. Para a correção dessas fraturas, pode-se utilizar placas ortogonais afim de proporcionar maior estabilidade, promovendo uma consolidação adequada. O presente estudo relata um caso de reconstrução óssea cirúrgica por meio da implantação cirúrgica de duas placas para correção de fratura metafisária distal em tíbia de felino. Um felino adulto macho foi encaminhado ao Hospital Anclivepa -SP, apresentando fratura de membro pélvico x no dia x. Foi realizado rx de tórax, ultrassom abdominal, perfil hematológico e rx do membro acometido. Após avaliação dos exames, não foram identificadas alterações dignas de nota, além da fratura metafisária distal D ou E?
Foi realizada via de acesso medial para identificação da fratura e após, colocação de placa na face medial com 6 parafusos bloqueados em função apoio. Em seguida foi realizada a aplicação de placa na face cranial, com 4 parafusos bloqueados.
Fraturas do terço distal tibial tem índice elevado em felinos pelo fato de haver menor cobertura tecidual da área por tecidos moles. Os principais tipos de fratura da região distal da tíbia são as fraturas metafisárias, fisárias em animais jovens e fraturas de maléolo em animais adultos. Essas regiões tem aporte sanguíneo muito pobre, por isso o mal planejamento pode levar à uma não união importante e em alguns casos até mesmo a amputação.
Após 6 semanas o paciente retorno ao Hospital para controle radiográfico e notamos adequada consolidação.

Palavras-chave

fratura metafisária tibial, felinos, placas ortogonais

Área

Ortopedia

Instituições

ANCLIVEPA - SP - São Paulo - Brasil

Autores

Gustavo Bispo Santos, Denis Rodrigues Prata, Ivana Queiroz, JOSE FERNANDO IBANEZ, Letícia Ferreira Ruiz, Breno Britto Machado