Dados do Trabalho
Título
USO DO ILIZAROV PARA OSTEOSSÍNTESE DE FÊMUR EM CÃO: RELATO DE CASO
Resumo para avaliação
As fraturas constituem problema comum na clínica de animais de companhia, sendo, normalmente, decorrentes de acidentes automobilísticos, quedas de alturas excessivas, traumas por armas de fogo e brigas (mordeduras).
São descritas várias técnicas para reparar fraturas distais de fêmur, entre elas estão à inserção de um pino intramedular, pinos intramedulares múltiplos, parafusos “lag”, pinos cruzados .A escolha do método de reparo baseia-se no tipo e localização da fratura, assim como o porte, peso e idade do animal acometido, número de ossos envolvidos e no grau de comprometimento de tecidos moles.
O objetivo desse relato é descrever a aplicação da técnica de ilizarov em fraturas de fêmur que é muito pouco descrita ou quase inexistente em estudos ou publicações e provar ser mais uma opção eficiente para osteossíntese de casos de baixo score biológico superando outras técnicas existentes.
Foi atendido no Hospital Veterinário da Anclivepa-SP unidade Tatuapé/SP um canino macho, de 4 anos, com peso de 20 kg, apresentando claudicação de membro pélvico direito, foi realizado exame radiográfico do membro afetado onde constatou fratura distal de fêmur em membro pélvico direito em região de metáfise proximal aos côndilos femorais acrescentado quarto fios de Kirschner de comprimentos variados utilizados por profissional anterior para estabilização de fratura sem sucesso efetivo, mostrando uma não união óssea.
Após 6 semanas, foi realizado rx controle onde notamos consolidação óssea e remodelamento dos fragmentos.
A escolha da técnica para o tratamento inicial de fraturas é de suma importância para evolução adequada, ocorrendo então a consilidação.
Alternativas para os casos de pseudoartrose ainda não são muito bem definidos na literatura, sendo o Ilizarov uma alternativa muito utilizada na medicina humana e vem se demonstrando de grande importância na medicina veterinária.
O Ilizarov se demonstrou eficaz em um caso complexo de não união óssea, sendo uma boa alternativa para casos de pseudoartrose e pricipalmente, regiões de fratura que não apresentam aporte ósseo suficiente para aplicação de placas.
Palavras-chave
Ilizarov, Fratura, Pseudoartrose
Área
Ortopedia
Instituições
ANCLIVEPA - São Paulo - Brasil
Autores
Antonio Gorios, Gustavo Bispo Santos, Denis Prata, IVANA QUEIROZ, Caíque Bianchine Paula, JOSE FERNANDO IBANEZ