11º Congresso Brasileiro de Ensino e 4º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIRURGIA VETERINÁRIA

Resumo para avaliação

A cirurgia é o estado da arte ao qual espera-se do cirurgião, além do conhecimento técnico-científico, habilidades ditas não-técnicas como a comunicação e o bom relacionamento interpessoal, inerentes à boa conduta profissional. Para contemplar formação íntegra, o ensino da cirurgia deve ocorrer para além da instrução técnica e do treinamento prático. A leitura é indispensável para a formação acadêmica pois a interpretação e análise crítica de textos são parte ativa da formação profissional. Porém, no ensino superior, a maioria dos estudantes não é leitor e não encontra na leitura forma de entretenimento, informação e desenvolvimento pessoal, ficando presa apenas a leituras técnicas. O uso de obras literárias se mostra importante ferramenta para complementar a formação do estudante, visto que este período talvez seja a última oportunidade para torná-lo leitor competente, crítico e criativo. Os objetivos da introdução da leitura de textos literários no ensino da cirurgia são prover o estímulo a leitura; contribuir para a melhora do vocabulário e da comunicação; possibilitar forma interessante de apresentar a história da cirurgia, bem como profissionais relevantes históricos; além de estimular a análise e o pensamento críticos. Para o ensino da cirurgia veterinária, algumas das obras adotadas foram: “O Século dos Cirurgiões”, “Medicina dos Horrores”, “O físico”, “Xamã” e “Diga Trinta e Três”. Cada um desses livros engloba contexto histórico sobre a evolução das técnicas operatórias, dos protocolos anestésicos, avanços na microbiologia e o valor da antissepsia cirúrgica, ao mesmo tempo que evidencia a dedicação e o comprometimento dos profissionais perante os desafios encontrados. As obras são disponibilizadas aos alunos, que são estimulados a leitura, com o recebimento de nota complementar. É percebido que essa abordagem enriquece a descoberta da história ligada à ciência cirúrgica, tornando-a mais interessante e estimulante. O aluno se descobre mais conectado à profissão escolhida e demonstra maior valorização tanto da carreira quanto dos profissionais que a compõem. Simultaneamente, desenvolve análise crítica e adquire conhecimento técnico. É notório que com a prática da leitura de textos literários o aluno apresenta maior desempenho educacional e social, ao mesmo tempo em que fomenta o desejo pelo conhecimento.

Palavras-chave

Literatura, cirurgia, educação

Área

Cirurgia

Instituições

Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná - Brasil

Autores

Keila Garcia Favarão, Liane Ziliotto, Murilo Viomar