11º Congresso Brasileiro de Ensino e 4º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS EM CIRURGIA

Resumo para avaliação

As revoluções tecnológicas que abrangeram os séculos XX e XXI ressignificaram diversas práticas cotidianas. Dentre elas pode-se citar o método de ensino e aprendizagem que, a cada dia, se torna mais desafiador. Os jogos são adotados no ensino como forma lúdica de memorizar e consolidar conhecimentos. Esse método pode ser chamado de gamificação e é caracterizado por estimular o aprendizado com base na organização do conhecimento. São trabalhados por meio de regras que, por sua vez, canalizam a energia para trabalho em equipe e para resolução de problemas. O objetivo desse resumo foi relatar a aplicação de jogos no ensino de cirurgia de pequenos animais para alunos do curso de graduação em medicina veterinária. A aplicação de jogos é prática realizada para alunos da graduação em medicina veterinária, na disciplina de clínica cirúrgica de pequenos animais da Universidade Estadual do Centro-Oeste. O conhecimento teórico é previamente trabalhado com os alunos em sala e posteriormente os jogos são aplicados para fixação dos conhecimentos ou como forma de avaliação de conteúdo. Jogos como Imagem e Ação, produção de paródias, jogos de tabuleiro, com aplicativos disponíveis de jogos “sérios” e brincadeiras como caça ao tesouro são exemplos de atividades alternativas realizadas. O que se observa nestas atividades é o comprometimento com a equipe, melhor relação entre docente e discentes e o desempenho aprimorado da aprendizagem para resolver problemas, conseguir pontos e vencer. Além disso, o entretenimento também é fator importante e evidente nessas atividades. As metodologias alternativas se mostram ferramentas de grande valor didático para o ensino na medicina veterinária, e são aliadas ao processo pedagógico de ensino. Os alunos se empenham porque gostam de vencer, de marcar pontos, de fazer a equipe se sair bem. Os jogos trazem consigo motivação intrínseca para o sucesso, os alunos jogam, logo aprendem, por opção e não por obrigação. O ensino em medicina veterinária pode ser aprimorado e transformado em atividade que prenda a atenção dos alunos ao mesmo tempo que acrescenta da didática tradicional. A gamificação, neste caso, pode ser uma ferramenta para ressignificação do processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave

Gamificação, metodologias de ensino, atividades lúdicas

Área

Cirurgia

Instituições

Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná - Brasil

Autores

Murilo Viomar, Liane Ziliotto, Keila Garcia Favarão