11º Congresso Brasileiro de Ensino e 4º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

ULTRASSONOGRAFIA OCULAR EM SERPENTES DA ESPÉCIE PHYTON BIVITATTUS

Resumo para avaliação

O conhecimento das características evolutivas das diversas espécies selvagens pode contribuir com a entendimento da dinâmica de vida, relações interespécies e ecossistemas, os répteis representam o papel de presas e predadores na natureza, deste modo tornou-se necessário uma série de adaptabilidades para sua sobrevivência. As serpentes possuem características oculares peculiares, durante o desenvolvimento embriológico ocorre uma fusão de suas pálpebras para que seja formada uma estrutura denominada espetáculo que atua como barreira física, substituindo assim a função das pálpebras.
O objetivo do presente estudo foi compilar dados de biometria ocular em serpentes Python bivittatus, por meio de exame ultrassonográfico ocular, utilizou-se um aparelho Logic E, GE, Estados Unidos, com sonda linear 10-22 MHz. quatro animais foram avaliados, foi realizada contenção manual e uso de gel de condução para garantir o contato e formação das imagens. As medidas abordadas foram: profundidade da câmara anterior, espessura da lente, a profundidade do vítreo e o comprimento axial do globo ocular. Foram realizadas imagens obtendo as medidas do comprimento axial do globo ocular, câmara anterior, espessura da lente e a profundidade do vítreo. As estruturas intraoculares medidas foram, respectivamente: 0,05 ± 0,02 cm para espessura da córnea no olho direito e 0,04 ± 0,007 cm no olho esquerdo, 0,11 ± 0,04 cm para a profundidade da câmara anterior nos olhos direito e esquerdo, 0,36 ± 0,07 cm para a espessura da lente do olho direito e 0,39 ± 0,05 cm do olho esquerdo, 0,35 ± 0,05 para a profundidade da câmara vítrea no olho direito e 0,31 ± 0,02 cm no olho esquerdo e 0,85 ± 0,18 cm para o comprimento do globo no plano axial no olho direito e 0,85 ± 0,14 cm no olho esquerdo. Não houve variação relevante entre a resultados em ambos os olhos e nem comparando os indivíduos. Este é o primeiro trabalho sobre ultrassonografia ocular na espécie Phyton bivitattus, a literatura sobre anatomia ocular em serpentes é exígua e a incidência de enfermidades oculares é pouco relatada, por este motivo, mais pesquisas relacionadas ao tema são necessárias.

Palavras-chave

ultrassom; oftalmologia; imaginologia.

Área

Imaginologia

Instituições

Faculdade Método de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Inghrid Caroline Coutinho Agostinho, Jéssica Amancio Martins, Melina de Sousa Castilho Balbueno, Cidéli de Paula Coelho, Raul Martins Junior