11º Congresso Brasileiro de Ensino e 4º Simpósio de Especialistas

Dados do Trabalho


Título

NEFRECTOMIA DECORRENTE DE DIOCTOPHYMA RENALE: RELATO DE CASO

Resumo para avaliação

Dioctophyma renale é o maior nematódeo que parasita animais, popularmente conhecido como verme gigante do rim, pois pode chegar a medir até um metro de comprimento, o cão é o seu hospedeiro definitivo. Estes vermes são comumente encontrados no rim direito devido sua localização, e seus ovos são liberados na urina. O rim em que o parasita se encontra, tem o parênquima totalmente destruído, ficando apenas a capsula.
Foi atendido um cachorro, de 1 ano de idade, sem raça definida, pesando 22,3kg. Ele foi levado para a clínica apenas para exames de rotina após adoção, pois havia sido encontrado na rua. Foi coletado exame de sangue e urina, na urinálise já foi constatado que havia uma grande quantidade de ovos de dictiophyma renale, então foi encaminhado para ultrassom, onde foi confirmado que havia estruturas arredondadas e afiladas, dentro da capsula renal direita. O animal foi submetido nefrectomia, e após procedimento não apresentou nenhuma intercorrência.
Dioctophyma renale, apesar de ser uma doença difundida mundialmente, ainda tem diagnóstico desafiador, pois não apresenta sintomas clínicos, na maioria dos casos, são achados incidentais. O exame de urina e ultrassom são eficientes para diagnóstico. Quando parasitado no rim, a nefrectomia é o tratamento de escolha e se apresenta com bom prognóstico.

Palavras-chave

Nefrectomia, Dictiophyma renale, urina

Área

Cirurgia

Instituições

Autonomo - São Paulo - Brasil

Autores

Jéssica Azevedo Oliveira, Arilton Teodoro Souza